terça-feira, 26 de agosto de 2014

"Essa Vida Natureba" Parte 1


Olá pessoas, tudo bem? Demorei um tico para voltar, é por que eu to tendo problemas técnicos (ô coisa chata, quando você não tem a prática tudo fica mais difícil) com o design do blog e acabei ficando focada nisso. Mas hoje estou aqui para falar um pouco da minha jornada nessa vida natureba, eu tenho muito chão pela frente, não estou nem perto de ser ecologicamente correta e ainda tenho muitos produtos toxico e nada cruelty free (principalmente na parte da casa, que não sou eu que cuido e mudar a cabeça dos outros é complicado). A ideia do post é falar só um tiquinho mesmo, comentar um pouco sobre o meu parâmetro e tudo mais.
Vou começar com o quanto natural eu pretendo ser e depois eu falo dos pontos positivos e negativos que eu encontrei até agora. Para ser honesta, eu não sou bastante exigente em relação a vida green, eu quero sim ser bem mais ecológica e pensar bem nos produtos que compro e utilizo, não só no meu corpo mas no meu dia-a-dia, as vezes a gente faz essa transição e troca só os cosméticos e esquece a quantidade de produtos poluentes que utilizamos regulamente no nosso dia, até mesmo coisas simples como levar sua própria garrafa de água ou se tudo aquilo que compramos é mesmo necessário entra nessa parte "natureba". É uma questão de conscientização e cada um vai escolher o seu ritmo e metas, por que engloba toda a sua vida e a forma como você vai/deseja se portar no mundo, e sinceramente, não tem ninguém do mundo que posso escolher por você. Se você não se importa com essas coisas, não liga para teste em animais, tudo bem, eu não vou - nem quero - ditar padrões de vida e não acho que seja qualificada para repreender ninguém sobre seus ideais. Eu só me preocupo em como viver minha vida e no que eu acho correto, eu mesma tenho os meus padrões e escolhi eles.
Dito isso, eu uso a regra dos 80%, eu quero que oitenta por cento da minha vida seja limpa e ecologicamente correta, isso quer dizer que eu irei me esforçar para sempre comprar tudo que seja natural e que cause menos dano no mundo. Nesses 80% entra tudo: alimentação, roupa, cosmético, cuidados pessoais, cuidado com a casa, cuidado com os pets. E isso não é fácil e eu tenho total consciência de que irei demorar um pouco até chegar nesses 80%, mas eu já tenho o caminho traçado e as pequisas estão sendo feitas. E o fato de ter 20% de brecha me deixa mais tranquila, por que eu sei que as vezes não vai ser possível fazer certas coisas ou mesmo comprar certas coisas, isso não quer dizer que eu vá utilizar os 20% mas é bom saber que eu não me incomodaria se eu precisasse sair da parte mais natural, a única coisa que não quero abri mão é do cruelty free.
Agora vamos pra o que eu aprendi, vou começar com o negativo por que eu acho que são poucos e não tão importantes assim:


1- Falta de loja física

Gente, eu até gosto de fazer compras na net, não me entenda mal. As vezes a ideia de sair para fazer compras dói na alma, mas aqui o problema é que 100% dos produtos que eu preciso/quero só são encontrados online. E as vezes é bom comprar olhando, cheirando, sentindo a embalagem, não é mesmo? Por mais que receber pacotes tenha gostinho de natal, só as vezes, eu queria achar as coisas pertinho de mim.
Espere, vou me retificar, 98% das coisas são online. Algumas coisas eu até encontro aqui, como OE, Argilas, alguns óleos vegetais e se não me engano manteiga vegetal também, e alguns produtinhos necessário para os DIY eu também acho. Mas se você olhar pro lado de que a maioria dos produtos são online fica pouco viável, por que quando eu compro eu faço feira e as vezes você só precisa de alguns sabonetes mas não tem, então é algo bem chato, mas nada horrível que faça com que fique extremamente complicado escolher esse estilo de vida.

2- Os preços

Ah, os preços! Esse é um ponto que assusta mais no inicio, por que quando você vai comprar um sabonete de 60g e ele ta por 16 reais, é um choque eu admito, e também admito que sabonetes são os que mais pesam por que o custo x tempo de uso não é muito bom. Um sabonete desses demora um mês, um mês e meio para acabar, mas vocês pode utilizar ele no corpo inteiro, se você não quer viajar com muita coisa leve um sabonete que ele vai servir para tudo: rosto, corpo, cabelo e ainda tem um pessoal que usam uns como pasta de dente. Mas mesmo assim, assusta, mesmo que a maioria dos produtos possam ser usados para tudo na vida, são produtos caros! O que eu faço para contornar isso (e o fato de ter que comprar sempre na net) é achar lojas que tenham frete grátis, por que é difícil ter que pagar 20 reais de frete quando você poderia comprar um sabonete a mais, e sempre vai ter os produtos que o custo x tempo de uso vai ser ótimo.


1- A simplicidade

Eu acho fantástico como tudo pode ser feito, se você fizer uma pesquisa básica  e tiver os ingredientes básicos você consegue produzir praticamente tudo sozinha (tendo os cuidados básico ao manusear os componentes para não acontecer nada de ruim). 
Ta precisando de shampoo? Tem receita
Ta sem protetor solar? Sem problemas, faça você mesma
Ta sem material de limpeza? Vinagre branco e bicarbonato de sódio vão ti salvar
O que eu mais percebo é que se você tiver em casa alguns óleos e manteigas vegetais, você vai conseguir fazer boa parte dos seus cosméticos. Se você tiver chá em casa você faz um bucado de coisa, e aonde mais você conseguiria ter um controle tão forte do que  VOCÊ está utilizando no SEU CORPO? Me diga se isso não é F A N T Á S T I C O? Eu fico encantada com isso e acho que só isso, "só isso", vale mais a pena que qualquer dificuldade que se possa ter

Eu vou acabar o post assim por que eu acho essa simplicidade lindimorrer, da vontade de dormi abraçada com ela
Um cheiro
Me Siga

Um comentário:

  1. vinagre e bicarbonato de sodio é vida!
    tava p da vida com as marcas de queimado das minhas panelas de revestimento ceramico novissimas, quem deu conta de tirar essas marcas foi essa dupla

    bj!
    www.projetobelezasaudavel.com

    ResponderExcluir